Texto de Apoio (301–303) II G.M.

Ulisses B. dos Santos
2 min readOct 16, 2020

Olá meus amigos e amigas! Seguimos por aqui e dando continuidade aos nossos estudos vamos ver a partir de agora o evento que foi um divisor de águas na História da humanidade: a II Guerra Mundial.

Para entendermos o que foi a II Guerra Mundial é importante saber como estava o cenário mundial na década de 30 do século passado. Os estudiosos do período definiram aquele momento histórico como “Entre Guerras” por justamente estar entre a I Guerra Mundial (1914–1918) e a II Guerra Mundial (1939–1945). Podemos apresentar como característica destTee período:

a)ascensão do fascismos (especialmente na Alemanha com Hitler e na Itália com Mussolini),

b) Tese do “Espaço vital”, que na lógica nazista apontava que a expansão territorial poderia ser a saída para a crise econômica (não esqueçamos da importância do Tratado de Versalhes de 1919 para esta crise) e também orientava as nações vitoriosas do conflito de 1918. Países como Estados Unidos, Inglaterra e França também planejavam ampliar suas áreas de influência ou mesmo garantir áreas já conquistadas. Da mesma forma, a União Soviética e o Japão também se armavam, visando a expansão de suas fronteiras.

Com isso formaram-se três blocos de países, no começo da década de 30, que muitas vezes tinham ideologias distintas:

a)Inglaterra, França e Estados Unidos, os chamados países democráticos;

b)a comunista União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e

c) os fascistas na Itália e os nazistas na Alemanha.

A Alemanha, ainda sob a égide do Tratado de Versalhes (1919) não poderia reorganizar seu aparato militar, porém o silêncio do mundo capitalista frente às ações de Hitler, permitiu que o líder alemão agisse livremente. 1936 — a Alemanha invade a Renânia (área desmilitarizada localizada na parte ocidental da Alemanha), assinou o Pacto Anti-Komintern com o Japão, de ajuda mútua contra o comunismo internacional. 1938- anexa a Áustria ao III Reich, episódio conhecido como Auschluss. 1939 — conquista a Boêmia(atual região da República Tcheca) e assina o Pacto Germano-Soviético de Não-Agressão com Stálin, por meio do qual anexou a cidade portuária polonesa de Dantzig e os soviéticos passaram a controlar a Letônia, Lituânia, Estônia e parte da Polônia.

Já a Itália desenvolveu seu expansionismo em outras regiões: na África, ao invadir a Etiópia em 1935 e na invasão da Albânia em 1939. A paz com a União Soviética permitiu com que a Alemanha invadisse a Polônia em 1º de Setembro de 1939, dando início a marcha nazista sobre a Europa.

Meus caros e minhas caras, segue abaixo uma animação sobre o desenrolar da II Guerra Mundial:

E aqui uma aula sobre a II Guerra Mundial:

Este é o texto desta semana.

Abraços,

Ulisses B. dos Santos

--

--